Horacio Vázquez-Rial

Escritor espanhol, de origem argentina, nascido em 1947, em Buenos Aires na Argentina.
Aos 18 anos, publicou na Argentina o seu primeiro livro Juegos del archipiélago, uma obra de poesia.
Ainda jovem, em meados da década de 70, mudou-se para a Europa e estabeleceu-se em Barcelona, em Espanha. Frequentou a Universidade de Barcelona, onde se doutorou em Geografia e História. Em 1975 assumiu a coordenação da Biblioteca de Divulgação Política, da Editorial La Gaya Ciencia, de Barcelona, para no ano seguinte assumir a da Biblioteca de Divulgação Económica.
Foi já em Espanha que lançou o seu segundo livro de poesia, em 1979, intitulado Los borrachos en el cementerio.
O primeiro romance, género onde se destacou, surgiu em 1983, com o título Segundas personas, que foi finalista do Prémio Sésamo e do Prémio Cáceres.
Com História del Triste, o seu quarto romance, foi finalista em 1986 do conceituado Prémio Nadal, em Espanha, e com La Reina de Oros foi finalista do prémio Internacional de Romance Plaza & Janés, em 1989.
A partir desse mesmo ano, assumiu o cargo de professor no Departamento de Geografia Humana da Universidade de Barcelona, funções que desempenhou até 1991. Nesse ano, lançou La Isla inútil. Em 1993 e 1994 foi responsável pela oficina de escrita criativa do International Writers Circle/Fundació La Caixa, em Barcelona.
Em 1994 publicou Frontera Sur, seguindo-se El lugar del deseo em 1996.
As Duas Mortes de Gardel foi o primeiro romance de Horacio Vázquez-Rial a ser editado em Portugal, o que aconteceu no início de 2004. Nesta obra, o autor, de forma romanceada, defende que a figura do tango Carlos Gardel teve uma vida bem diferente daquela que sempre foi contada. Nomeadamente argumenta que era uruguaio e não argentino. A ideia para escrever As Duas Mortes de Gardel surgiu quando concebia Frontera Sur, onde o tema já era abordado.
Paralelamente à carreira de romancista, Vázquez-Rial publicou diversos ensaios. Nomeadamente escreveu sobre a guerra civil espanhola e sobre a formação da Argentina.
Horacio Vázquez-Rial colabora frequentemente em publicações periódicas de Espanha, Cuba e Argentina.
Como referenciar: Horacio Vázquez-Rial in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-04-09 08:56:21]. Disponível na Internet: