horse-power (hp)

O horse power, cujo símbolo é hp, consiste numa unidade anglo-saxónica da grandeza física potência que se define como a potência necessária para elevar verticalmente à velocidade de 1 pé/min uma massa de 33,000 libras.
No sistema internacional de unidades (SI), a potência vem expressa em watts pelo que para converter horse power em watts é necessário reduzir horse power a watts, isto é, 1 hp = 745,6987158227022 W.
O horse power é uma unidade pouco utilizada no meio científico devido à existência do watt (unidade SI). Porém, a sua utilização persiste, nomeadamente na indústria automobilística, para classificar a potência máxima dos motores de combustão interna.
Existe também uma outra unidade de potência, o cavalo-vapor (cv), mas com valores diferentes: 1 hp = 1,0138 cv.
O termo horse power foi criado pelo engenheiro escocês James Watt (1736-1819) conhecido pelo seu enorme contributo no desenvolvimento das máquinas a vapor e percursor da revolução industrial.
Watt utilizava cavalos, que na época eram o instrumento de trabalho pesado ao qual mais se recorria. Para poder expressar a potência da sua máquina a vapor, Watt realizou diversas experiências avaliando o poder de tração dos cavalos ao elevarem baldes de carvão de uma mina. Watt determinou que, em média, um cavalo necessitava de 1 minuto para elevar 22,000 libras-pé. Posteriormente, sem que se conheçam exatamente as razões, Watt decidiu aumentar o trabalho realizado pelos cavalos para 33,000 libras-pé, estabelecendo em definitivo a unidade de potência horse power.
Como referenciar: Porto Editora – horse-power (hp) na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-09-17 03:07:10]. Disponível em