horseball

O Horseball é um desporto equestre e é dos mais rápidos jogos de equipa. Nasceu em França e foi criado para avaliar a técnica dos alunos de uma escola de equitação. Em Portugal, foi jogado pela primeira vez em 1988, na Feira Nacional do Cavalo, na Golegã.
O jogo põe em presença duas equipas de seis cavaleiros que, sem desmontar, têm como objetivo introduzir a bola (envolta numa armação de seis pegas) numas balizas colocadas nas extremidades do campo, após um conjunto de passes. Caso a bola caia ao chão, os cavaleiros devem ser capazes de a apanhar através do ramassage, uma técnica em que o jogador desliza da sela sem desmontar. Tudo isto em andamento, uma vez que não é permitido parar o cavalo junto da bola. Uma partida tem duas partes de dez minutos e as equipas são constituídas por quatro jogadores de campo e dois suplentes, sendo obrigadas a fazer circular a bola por três jogadores diferentes e efetuar um mínimo de três passes para poderem marcar golo. É um desporto que combina a técnica individual da equitação com a noção dos desportos coletivos.
Como referenciar: horseball in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 22:12:47]. Disponível na Internet: