Artigos de apoio

Hospital de Greenwich
O hospital de Greenwich foi iniciado em 1662 sendo hoje o edifício do Royal Naval College (Colégio Real Naval). Trata-se de um vasto grupo, de composição simétrica, construído dentro dos cânones do barroco, cuja peça central é a Queen's House concebida por Inigo Jones. Esta é a primeira villa em estilo palladiano e foi iniciada em 1616. Constituiria o núcleo a partir do qual viria a crescer todo o complexo de Greenwich no século seguinte. A sua conceção deve-se a John Weeb, que lhe adicionou em 1662 o King Charles Block, junto ao rio, e ainda a Christopher Wren, que fez largo uso da ordem coríntia, conferindo ao plano características clássicas, as Vanbrugh e Hawksmoore.
O traçado da Queen's House, uma das peças mais importantes do conjunto, insere-se no Palladianismo, estilo bem aceite numa Inglaterra protestante e contrária às exuberantes manifestações do barroco romano. Inigo Jones teve uma ação fundamental na sua aceitação generalizada que se vai impondo a um público acostumado com uma mescla de Tudor com Renascença.
Este trabalho sugere não só uma compreensão de Palladio, já que Jones estudou em Itália, mas também a apreensão do classicismo que lhe permitiu ir além de Palladio, quando consegue fazer a distinção entre os elementos clássicos e maneiristas permitindo-lhe uma grande criatividade. Constitui, de facto, a reunião mais eficaz das características da nova linguagem arquitetónica de Jones. As formas palladianas em rigoroso equilíbrio geométrico e de grande modernidade naturalmente que surpreenderam num ambiente que ainda se prendia a sobrevivências de dialetos góticos.
Como referenciar: Hospital de Greenwich in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-18 22:54:26]. Disponível na Internet: