Howard Keel

Ator e cantor norte-americano nascido em 1919, em Gillespie, no estado do Illinois, e falecido em 2004, vitimado por um cancro no cólon.
Na infância fez os estudos com a mãe, que era viúva, e depois de ter tirado um curso, trabalhou em diversas atividades, sendo uma delas a de cantor. Howard Clifford Keel aspirava a ser cantor profissional.
Numa altura em que trabalhava num café de Los Angeles, deu o primeiro concerto, o que lhe valeu o primeiro contrato da sua carreira. No entanto, como se considerava mal pago desistiu de ser cantor e foi trabalhar para as oficinas da Douglas Aircraft, uma construtora de aviões, durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, os colegas, entusiasmados com os seus dotes vocais, obrigavam-no a cantar em plena fábrica. Keel ganhou, entretanto, diversos concursos de canto, até que, em 1947, foi contratado para atuar num musical da Broadway que estava em cena em Londres.
Em 1949, quando ainda vivia em Inglaterra, estreou-se no cinema com um pequeno papel no filme The Small Voice, utilizando o nome Harold Keel. No ano seguinte, regressou aos Estados Unidos da América, onde entrou no filme Annie Get your gun, do consagrado Irving Berlin. Durante a década de 50 interpretou diversos papéis secundários em filmes onde contracenou com atores como Clark Gable, Elizabeth Taylor, Ava Gardner, Anthony Quinn, Doris Day e Burt Reynolds.
Na década de 60, quando os filmes musicais tinham passado de moda, Keel dedicou-se ao cinema de ação, tendo contracenado com John Wayne em The War Wagon. Nos anos 70 voltou a dedicar-se aos musicais, mas desta vez no palco em digressões por todo o país.
Em 1978, deu-se a grande reviravolta na sua carreira quando foi contratado para entrar na série televisiva Dallas, onde interpretou o papel de Clayton Farlow, o segundo marido de Miss Ellie, a matriarca da família Ewing. Keel interpretou este papel durante cerca de dez anos e, paralelamente, conseguiu pela primeira vez gravar um disco a solo, And I Love You So, que foi editado em 1983.
Como referenciar: Howard Keel in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-15 08:26:36]. Disponível na Internet: