Huelva

Província do Sul de Espanha integrada na Comunidade Autónoma da Andaluzia e com a capital na cidade de Huelva. Faz fronteira com as seguintes províncias: Badajoz a norte, Sevilha a este; a oeste é limitada por Portugal e a sul é banhada pelo oceano Atlântico.
Tem uma superfície de 10 128 km2. A população absoluta da província de Huelva é de 492 174 habitantes o que equivale a 1,10% da população total de Espanha, tendo uma densidade populacional de 48,6 habitantes por km2 (dados do Instituto Nacional de Estatística espanhol, 2006).
Morfologicamente esta região divide-se em duas partes: a norte, a montanha; a sul, a planície. O clima é mediterrânico variando as suas características com a altitude. A província de Huelva encontra-se no Parque Nacional de Doñana, região que apresenta uma grande variedade de paisagens incluindo pântanos considerados os mais importantes da Europa, e onde se encontra uma grande variedade de flora e fauna. É ainda o habitat de várias espécies em perigo de extinção como o lince-ibérico e a águia-imperial.
Este Parque foi declarado pela UNESCO Património Mundial da Humanidade.
A sua localização no golfo de Cádis faz da cidade de Huelva um grande porto. Começando por ser um porto de pesca com uma grande frota, transformou-se num dos maiores portos comerciais do país.
Foi no porto de Huelva que Cristóvão Colombo juntou as tripulações dos seus barcos e daí rumou em busca do Novo Mundo (América) tendo assim nascido a união entre a Europa e a América. Daí a importância das festas colombinas que se realizam anualmente.
Como referenciar: Huelva in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-20 07:28:04]. Disponível na Internet: