Hugh Jackman

Ator australiano de nome completo Hugh Michael Jackman, nasceu a 12 de outubro de 1968 em Sydney. Filho de pais ingleses, e o mais novo de cinco irmãos, licenciou-se em Jornalismo pela Universidade de Tecnologia de Sydney. Mais tarde, decidiu tentar uma carreira de ator e entrou no curso de representação da WAAPA (Western Australian Academy of Performing Arts). Logo após ter terminado o seu curso, ofereceram-lhe o papel de protagonista na série televisiva de sucesso Correlli (1995), onde acabou por conhecer a sua futura mulher, a também atriz Deborra-Lee Furness, com quem se casou em 1996.
Atuou em diversas séries televisivas e começou aos poucos a ganhar reconhecimento com o seu trabalho no teatro em produções como Beauty and the Beast (1995), Sunset Boulevard (1996) e Oklahoma! (1999), pelo qual foi nomeado para o prémio Olivier de Melhor Ator. Um ano depois, recebeu a nomeação para Melhor Ator pelo Instituto de Cinema Australiano pelo seu desempenho no drama Erskineville Kings. No mesmo ano, em 2000, conseguiu obter o papel de Wolverine, substituindo Dougray Scott, na adaptação ao cinema da BD da Marvel X-Men, realizada por Bryan Singer, onde contracenou com figuras conceituadas como Ian McKellen, Anna Paquin e Halle Berry, tendo recebido ótimas críticas e entrado no domínio público mundial.
A sua popularidade internacional foi alcançada de vez aquando da participação em Someone Like You (Alguém Como Tu, 2001), de Tony Goldwyn, uma comédia romântica com Ashley Judd. Em 2001, entrou no thriller de Dominic Sena Swordfish (Operação Swordfish), protagonizado por John Travolta e, no mesmo ano, fez de Leopold na comédia romântica realizada por James Mangold Kate & Leopold (Kate e Leopold), ao lado de Meg Ryan, obtendo com este papel a nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Ator em musical ou comédia.
Em 2003, encarnou novamente Wolverine na sequela X2 (X-Men 2), que foi um sucesso de bilheteira. Seguiu-se a participação na curta-metragem muda Standing Room Only (2004), a estreia na realização da sua mulher Deborra-Lee, e ainda neste mesmo ano protagonizou a megaprodução Van Helsing, de Stephen Sommers, um filme de aventuras baseado na história de Drácula, de Bram Stoker.
Como referenciar: Hugh Jackman in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 15:29:48]. Disponível na Internet: