Hugh Laurie

Ator britânico nascido a 11 de junho de 1959, em Oxford, Inglaterra, com o nome James Hugh Calum Laurie. Filho de um médico, estudou num colégio de renome, Dragon School, e na Universidade de Cambridge. Pertenceu ao Cambridge University Footlights Dramatic Club (clube de teatro amador, fundado em 1883, especializado essencialmente em sátira e teatro cómico), onde conheceu a atriz Emma Thompson e Stephen Fry, também ator e escritor de renome em Inglaterra, de quem Hugh se tornou amigo.
Na sua carreira de ator, participou em várias séries televisivas. Uma das mais conhecidas é "Blackadder the Third", de 1987, onde interpretou um dos principais papéis (George, Prince of Wales, Prince Regent) e contracenou com Rowan Atkinson, o ator conhecido pelo famoso papel de Mr. Bean. Em 1990, interpretou Bertie Wooster, na série "Jeeves and Wooster", um jovem da alta-sociedade britânica, do início do século XX, que passa por inúmeras peripécias juntamente com o seu mordomo Jeeves, interpretado por Stephen Fry. A série que o tornou mundialmente conhecido é norte-americana e intitula-se "Dr. House M.D.". Hugh Laurie faz o papel de Dr. Gregory House, um médico eficiente, antipático, cínico e arrogante, coxo - uma das características principais da imagem física da personagem e que afeta a sua personalidade, principalmente porque as dores tornaram-no viciado em fármacos para aliviar o sofrimento. Um dos talentos que mais surpreendeu o público foi a pronúncia vincadamente norte-americana de Hugh, nascido e formado em Inglaterra. Esta série proporcionou-lhe vencer vários prémios, como o Television Critics Association Awards, em 2005 e 2006, o Screen Actors Guil Awards, em 2007, o Satellite Awards, em 2005 e 2006, e o Globos de Ouro (EUA), em 2005 e 2006. Para além de algumas nomeações, de entre elas, o Emmy Awards (2005).
Fez também parte do elenco de filmes conhecidos, por exemplo, Sense and Sensibility (1995, Sensibilidade e Bom Senso), no papel de Mr. Palmer, 101 Dalmatians (1996, 101 Dálmatas), como Jasper, The Man in the Iron Mask (1998, O Homem da Máscara de Ferro), como conselheiro do rei, e Stuart Little, onde interpretou o papel de chefe da família Little. Para além de ator, Hugh Laurie é escritor, sendo o autor do best-seller The Gun Seller.
É também conhecido como um excelente pianista e como compositor.
Em maio de 2007 tornou-se membro da Ordem do Império Britânico, honra concedida pela rainha Isabel II de Inglaterra.
Como referenciar: Hugh Laurie in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-17 15:34:41]. Disponível na Internet: