humidade

Humidade é o termo geralmente utilizado para designar a quantidade de vapor de água existente no ar.
Para se entender o conceito de humidade é importante perceber o conceito de saturação. Considere um recipiente fechado meio cheio de água recoberta por ar seco à mesma temperatura. A água começa a evaporar-se a partir da superfície e ocorre um pequeno aumento da pressão. Este aumento de pressão resulta da deslocação das moléculas que foram acrescentadas ao ar através da evaporação. Numa atmosfera aberta esta pressão é denominada pressão de vapor e é definida como a parte da pressão atmosférica total que pode ser atribuída ao conteúdo do vapor de água. Num recipiente fechado, cada vez se escapam mais moléculas da superfície da água e a pressão aumentando continuamente no ar colocado por cima faz com que cada vez mais moléculas regressem ao líquido. Eventualmente o número de moléculas de vapor de água que regressam à superfície da água pode equilibrar o número das que saem.Nesta altura o ar diz-se saturado ou sem capacidade para absorver mais vapor de água.
Contudo, se aumentarmos a temperatura da água e do ar contidos no recipiente, mais água pode ser evaporada antes do equilíbrio ser atingido. Consequentemente, a mais altas temperaturas é necessária mais humidade para ocorrer a saturação. Um método utilizado para expressar a humidade absoluta ou específica quantifica a quantidade de vapor de água contida numa determinada quantidade de ar.
A humidade absoluta é expressa como o peso de vapor de água por peso de um determinado volume de ar, incluindo o vapor de água. Sendo medida em unidades de peso (em geral, gramas por quilograma) a humidade absoluta não é afetada pelas alterações de pressão e temperatura.
A maneira mais comum para indicar a humidade contida no ar é a humidade relativa. De uma maneira simples podemos dizer que a humidade relativa é a razão entre o conteúdo de vapor de água no ar e a sua capacidade de conter vapor de água a uma determinada temperatura. Por exemplo um quilo de ar a 25 ºC está saturado quando contém 20 gramas de vapor de água. Se num determinado dia, a 20 ºC, continha 10 gramas, podemos expressar a humidade relativa como de 50 por cento (10/20). Contudo se nas mesmas condições o conteúdo de vapor de água for de 20 gramas, a humidade relativa é de 100 por cento. Neste caso em que a humidade relativa é de 100 por cento, o ar também está saturado.
A humidade relativa pode ser alterada por modificações de temperatura, ou pelo aumento ou diminuição da quantidade de ar.
Uma diminuição da temperatura, desde que o volume de vapor de água seja constante, implica um aumento da humidade relativa. Um aumento de temperatura, desde que o volume de vapor de água seja constante, diminui o valor da humidade relativa. Um aparelho que mede a humidade relativa denomina-se higrómetro.
Como referenciar: humidade in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 10:02:51]. Disponível na Internet: