Hyundai

A marca sul-coreana de automóveis Hyundai foi fundada em 1946, mas só dois anos depois, em 1948, começou a construir viaturas. Na época tinha um acordo com a empresa norte-americana Ford para produzir carros desta marca apenas para o mercado interno.
Só em 1974 foi construído o primeiro carro da marca Hyundai, desenhado e concebido em exclusivo pela marca, o pequeno modelo Pony, que foi apresentado nesse ano no Salão Automóvel de Turim, em Itália. Contudo, o Pony utilizava tecnologia dos japoneses da Mitsubishi, como o motor, a transmissão e a suspensão. O modelo foi desenhado pelos estúdios de design italianos da Giugiaro. Em 1976 a Hyundai exportou o seu primeiro carro, precisamente um Pony. Seis anos depois, o Pony II foi apresentado, já com uma linha mais moderna, e em 1984 atingiu um total de 500 mil viaturas produzidas. Nesse mesmo an, foi apresentado o modelo Stella.
No ano seguinte, a Hyundai estabeleceu-se também nos Estados Unidos da América, na mesma altura em que foi lançado o Excel e em que foi inaugurada uma nova fábrica na Coreia do Sul, capaz de produzir 300 mil viaturas por ano. No ano seguinte, a Hyundai atingiu o total de um milhão de carros produzidos e apresentou um modelo de luxo, o Grandeur. Em 1987 lançou-se no mercado dos mini-autocarros e dos camiões. Em 1989 montou uma fábrica destinada a construir motores V-6 e, no ano seguinte, lançou o coupé desportivo Scoupe e o luxuoso Sonata.
Em 1991 apresentou o primeiro motor de fabrico próprio, nomeado Alpha, para três anos mais tarde lançar outro propulsor, este com o nome de Beta. Ainda em 1994 lançou o modelo Accent, com motor Alpha, que viria a conhecer um grande sucesso de vendas. No entanto, a associação com a Mitsubishi manteve-se e esta marca fornecia motores para os modelos Lantra e Sonata, de maiores dimensões.
Em fase de grande expansão, a Hyundai apresentou em 1996 dois novos modelos, o desportivo Tiburon e o Sonata III, tendo ainda lançado o Dynasty, um carro de luxo.
Entretanto, a crise económica vivida em 1998 levou a que surgissem diversas fusões na Coreia do Sul e a Hyundai comprou a Kia em novembro desse ano. No entanto, sempre manteve diferenças a nível de modelos entre as duas marcas.
A Hyundai, entretanto, implantou-se com sucesso em Portugal e em 2004 o modelo Getz 1.5 foi eleito o Carro Utilitário do Ano.
Como referenciar: Hyundai in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-08-03 16:01:47]. Disponível na Internet: