ICQ

O ICQ (I seek you), em português "Eu procuro-te" é um dos programas de comunicação mais populares do ciberespaço. Criado pela Mirabilis, uma empresa israelita, o ICQ conta com mais de 10 milhões de utilizadores espalhados pela Internet.
O ICQ é, pois, um software utilizado para efetuar a comunicação com outras pessoas, tal como os normais sistemas de chat que podemos encontrar na Net. A diferença fundamental é que com este programa não é necessário estar a realizar chat para comunicar com um determinado grupo de pessoas. O utilizador faz uma lista de utilizadores com os quais pretende comunicar e o programa avisa quando alguma dessas pessoas se encontra online, movendo o seu nome da lista dos utilizadores desligados (offline), para a dos que estão ligados à Net (online).
Quando dois utilizadores se encontram online, o ICQ permite a realização de várias atividades, como a abertura de uma sala de conversação particular entre eles, que pode posteriormente receber outros utilizadores, a transferência de ficheiros como fotografias ou e-mails, o envio e receção de mensagens instantâneas e o envio do endereço de páginas Web que o utilizador aprecia para outros utilizadores registados na sua lista de contactos. Para utilizar este software, é necessário, em primeiro lugar, efetuar o download do programa de instalação a partir do próprio site da empresa criadora, a Mirabilis, em www.mirabilis.com ou de sites que disponibilizam shareware, uma vez que o programa é gratuito.
A instalação do ICQ é bastante simples, basta seguir as instruções que vão surgindo. No final da instalação, o sistema ativa o assistente de registo que auxilia o utilizador a dar os primeiros passos na sua entrada para a comunidade ICQ. Nesta fase, o utilizador deve estar ligado à Internet.
Depois de concluídos todos os passos de instalação, o ICQ ativa-se automaticamente sempre que o utilizador se ligar à Internet, aparecendo uma florzinha verde no canto direito da barra do Windows. Quando isto acontece, os outros utilizadores sabem que o utilizador se encontra online e podem enviar-lhe mensagens ou convidá-lo para uma sala de conversação. Se o utilizador o desejar pode alterar o seu status online, que se ativa automaticamente quando se liga à Net, para outro como, por exemplo, Away (a cor da flor altera-se), os outros utilizadores serão informados que o utilizador se encontra ausente do computador, ou Do Not Disturb, que informam os restantes utilizadores que apesar de se encontrar online, o utilizador não quer ser incomodado.
Quando está online, o utilizador pode, a qualquer momento criar a sua própria sala de conversação e convidar um ou vários utilizadores para participarem. Quando outro utilizador aceita o seu convite, a janela de conversação é criada automaticamente, mas pode ser personalizada alterando a cor, o tamanho ou o tipo de letra. Quando decidir sair da conversa, o utilizador apenas necessita de fechar a janela de conversação. Se estiverem apenas dois utilizadores na sala isso encerrará a sessão, caso contrário os outros utilizadores que estejam na sala podem continuar a conversa mesmo depois de um determinado utilizador se ter retirado.
Apesar de ser um dos mais populares no espaço cibernaútico, o ICQ não foi o primeiro programa na sua categoria. Alguns dos seus concorrentes diretos são o AOL Instant Messenger, integrado no Netscape Communicator, o iChat Pager, o Pagoo, o MSN Messenger, da Microsoft e o Y!Messenger da Yahoo.

Como referenciar: ICQ in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-23 12:10:08]. Disponível na Internet: