ideologia

Tendo como significado basicamente um conjunto estruturado de ideias, a palavra ideologia teve ao longo dos tempos diferentes sentidos e aplicações. No século XVIII, ideologia significava "ciência das ideias" mas também o termo era utilizado para designar uma teoria impraticável ou um conjunto de ideias fantasiosas sem qualquer fundamento teórico ou prático.
A forma como Karl Marx utilizou o termo ideologia está na origem do seu significado de hoje. Segundo Marx, a ideologia tinha dois significados: tanto eram conceitos falsos e ilusórios sobre a realidade como conjuntos de ideias que refletiam os interesses e as experiências de grupos de indivíduos. Estes dois sentidos de ideologia colocavam-na em oposição ao termo ciência. Segundo Althusser e Poulantzas, embora o conceito de ideologia fosse esclarecido no sentido de um conjunto de ideias falsas sobre o mundo, estas eram articuladas de forma que os seus destinatários as entendessem como uma forma ou modelo válido de compreensão do mundo real. Isso explicaria o facto de serem vagas e imprecisas, para que fossem mais facilmente absorvidas e assimiladas. Ou seja, as ideologias tinham em si os instrumentos da sua autonomia e, depois de criadas, podiam existir de forma autónoma sem que fossem produto de um domínio direto de uma qualquer classe dominante.
O trabalho de Gramsci introduziu o sentido de "senso comum", ou seja, a interpretação da vida quotidiana através de ideias e perceções desorganizadas e incoerentes que são resultado tanto da tradição histórica como da experiência direta.
A ideologia tem estas duas interpretações: tanto pode ser um conjunto estruturado de ideias organizadas através de um pensamento sistemático, como um conjunto de ideias, em si mesmas contraditórias e incoerentes, que eram utilizadas para viver o dia a dia. Esta última interpretação de ideologia explica o facto de apesar de certas ideologias serem reconhecidamente falsas e ilusórias estas acabam por ser facilmente difundidas porque implicam, a um nível básico e aparente, conceitos e explicações aparentemente coerentes da realidade provocando a identificação das pessoas com essas ideias.
Como referenciar: ideologia in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-22 05:08:08]. Disponível na Internet: