Igreja da Cumeeira

A Igreja Paroquial da Cumeeira, no concelho de Sta. Marta de Penaguião, consagrada a Santa Eulália, é um templo barroco do século XVIII (datado de cerca do ano de 1729). Dez anos mais tarde, Nicolau Nasoni concebia as pinturas parietais e da abóbada, infelizmente desaparecidas numa campanha de obras realizadas neste século. De realçar o conjunto de talha barroca que decora o interior deste templo nortenho.
Na fachada nobre rasga-se um portal de verga retangular e moldurada, sobrepujado por arquitrave ressaltada, sobre a qual se abre um nicho semi-circular com aletas, abrigando uma escultura de Santa Eulália. Ladeiam-na duas janelas retangulares, delimitando a frontaria duas pilastras em pedra. O remate é realizado por uma cornija desenvolvida, sobre a qual assenta um frontão trapezoidal marcado por urnas piramidais e cruz latina central. Num plano ligeiramente recuado, face à frontaria, está a torre sineira retangular seccionada por fortes cornijas ressaltadas.
De nave única e capela-mor pouco desenvolvida, o interior do templo está coberto por teto de madeira, outrora decorado com pinturas da autoria de Nicolau Nasoni (c. 1739) mas que uma intervenção desastrada fez desaparecer, bem como as pinturas parietais do mesmo artista. A sumptuosidade interior revela-se na talha que recobre o arco triunfal e que se completa nos altares colaterais, formando uma majestosa composição joanina de talha dourada barroca setecentista. Do mesmo período cronológico é o retábulo-mor da igreja, com enfoque especial no seu desenvolvido trono eucarístico.
Na Capela de N. Sra. da Esperança expõe-se uma imagem de madeira da Virgem, obra popular do século XVI. Do espólio de alfaias litúrgicas do templo, o destaque é suscitado pela custódia de prata, obra de ourivesaria do século XVII.
Esta igreja foi classificada em 1983 como Imóvel de Interesse Público (I.I.P.).
Como referenciar: Igreja da Cumeeira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 16:10:25]. Disponível na Internet: