Igreja da Misericórdia de Alcochete

Templo fundado no século XVI, a Misericórdia de Alcochete é um edifício dominado, exteriormente, pela depurada e austera linguagem da arquitetura maneirista, não contendo nenhuma nota artística de relevo, para além do seu alpendre em arcaria.
Interiormente, a Misericórdia é formada por corpo de uma só nave, num plano rebaixado face à cabeceira, apresentando-se com uma cobertura tripartida de madeira, pintada com simbologia sagrada e decoração fitomórfica. Sob o lajeado da nave encontram-se algumas sepulturas quinhentistas em campa rasa, identificando-se pelas inscrições e heráldica algumas figuras nobres - tais como Álvaro Bernardes Leite ou António e Inês Fernandes.
Ao longo das paredes da nave expõem-se várias telas setecentistas, narrando episódios da Paixão de Cristo - "Jesus no Horto", "O beijo de Judas", "A Flagelação", "Cristo coroado de espinhos" e "O Senhor da cana verde". Ascendendo por alguns degraus à capela-mor, este espaço da cabeceira é dominado pelo seu retábulo maneirista de finais de Quinhentos, formado por dois corpos sobrepostos e expondo vários painéis de pintura coetânea. Esta obra pictórica foi realizada, entre 1586-88, pelo pintor da capital Diogo Teixeira, secundarizado pelo seu colaborador e genro, António da Costa.
Nos seis painéis ilustram-se, na parte inferior, cenas da vida da Virgem: a "Anunciação", a "Visitação" e a "Adoração dos Magos". Superiormente, o retábulo expõe cenas cristológicas, como sejam a "Crucifixão", "O Calvário" e "A Deposição no Túmulo". Qualitativamente, a série inferior revela um maior labor de Diogo Teixeira e uma influência do maneirismo de raiz italiana, embora interpretado com variações e particularismos locais.
Numa dependência do templo encontram-se guardadas duas telas do século XVI - "N. Sra. com o Menino" e "Doadores"-, obras influenciadas pelo artista holandês Lucas de Leyden, bem como a bandeira original da Misericórdia que tem sido atribuída ao régio pintor, Gregório Lopes. A bandeira mostra, no reverso, "O Descimento de Cristo", enquanto no anverso figura "N. Sra. da Misericórdia com o Menino".
Como referenciar: Igreja da Misericórdia de Alcochete in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-18 06:34:44]. Disponível na Internet: