Igreja de N. Sra. da Ajuda

Na zona mais antiga de Peniche ergue-se a Paroquial de N. Sra. da Ajuda, templo que se situa nas proximidades do Baluarte de S. Vicente.
Da construção inicial do século XVI nada subsiste, devido às sucessivas reformas realizadas nos séculos seguintes e que descaracterizaram, por completo, a sua insípida fachada.
A grande riqueza artística da igreja revela-se no interior, constituído por corpo de uma só nave e capela-mor. A nave apresenta uma cobertura abobadada e pintada com largos e movimentados motivos policromos do século XVII. As suas paredes laterais, até à sanca, são totalmente revestidos por painéis de azulejos figurados, obra setecentista em tonalidades de azul e branco - tendo a parte superior preenchida com alusões à vida da Virgem Maria, enquanto a parte inferior contém motivos laicos. O revestimento cerâmico contrasta vivamente com a talha dourada dos dois altares laterais e de um outro par de colaterais, possuindo esculturas de madeira estofada do século XVII. Assim, no lado da Epístola veem-se as imagens de S. Pedro Gonçalves Telmo e S. Vicente; no lado oposto do Evangelho, é visível uma bela Pietà.
A zona da pia batismal é preenchida por azulejos narrativos do século XVIII, de tonalidades de azul e branco.
A capela-mor é coberta por teto tripartido e apainelado por nove caixotões pintados, possuindo numa das paredes azulejos seiscentistas azuis e amarelos. O retábulo-mor é obra barroca de talha dourada do século XVIII, expondo no trono escalonado a escultura de pedra do século XVII da titular, N. Sra. da Ajuda. Nas edículas laterais estão as imagens de S. Miguel e de S. João Batista; inferiormente, encontra-se uma Sagrada Família - conjunto escultórico de madeira datado do século XVIII.
A sacristia possui um painel de azulejos seiscentistas, tipo diamante, vendo-se ainda num nicho a escultura de S. Lourenço.
Como referenciar: Igreja de N. Sra. da Ajuda in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 20:30:12]. Disponível na Internet: