Igreja de N. Sra. da Conceição (Loulé)

Na rua Paio Peres Correia da cidade algarvia de Loulé localiza-se a Igreja de N. Sra. da Conceição, templo reformado no século XVIII e que denota um exterior simples, com poucas referências artísticas de relevo. Classificada desde 1953 como Imóvel de Interesse Público, N. Sra. da Conceição é um templo que integra, a partir de 1985, uma Zona Especial de Proteção.
Se o seu exterior é simples, já o seu espaço interno revela uma grande riqueza de artes decorativas do barroco setecentista.
As paredes do seu corpo são totalmente forradas por revestimento cerâmico de azulejos azuis e brancos figurados do século XVIII, conferindo uma imensa beleza e desmaterialização das estruturas arquitetónicas da igreja. Assim, na parede do lado da Epístola são visíveis os episódios que narram o Nascimento da Virgem, enquanto do lado oposto, o do Evangelho, observa-se a cena da Adoração dos Reis Magos.
A capela-mor possui uma notável e grandiosa composição retabular em talha dourada do barroco setecentista, dentro do nicho central, rodeado por várias pequenas estátuas de anjos, está exposta a escultura de N. Sra. da Conceição. Estão ainda inseridos na estrutura retabular outras imagens do século XVIII, como as de S. Joaquim, Sta. Ana e de S. José. Pela sua curiosa e invulgar configuração e trabalho com espelhos, o frontal do altar do retábulo-mor é uma das mais interessantes peças barrocas que existem em todo o Algarve.
Como referenciar: Igreja de N. Sra. da Conceição (Loulé) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-12 09:02:49]. Disponível na Internet: