Igreja de N. Sra. da Orada (Melgaço)

Erguida nos arredores da vila minhota de Melgaço, a Igreja de N. Sra. da Orada é um interessante templo Românico de granito, edificado no século XIII (c. de 1245) e revelando uma profusa e variada decoração escultórica do imaginário medieval românico.
A Igreja de N. Sra. da Orada de Melgaço apresenta na fachada principal um portal constituído por uma série de arquivoltas com aduelas, molduras e besantes, onde se inscrevem motivos fitomórficos de bilhetes, conchas, pinhas e folhas de figueiras; motivos zoomórficos, como sejam os leões afrontados ou um escorpião. Os capitéis apresentam uma decoração de cariz vegetalista. Este ornamentado portal românico é enquadrado por uma estrutura retangular, delimitada por poderosos contrafortes laterais e sobrepujada por saliente cornija modilhonada. A porta que se rasga na fachada virada a norte é menos elaborada, assentando o arco de volta perfeita nas paredes da nave. O seu tímpano apoia-se em impostas decoradas por quadrúpedes, revelando um raro e simbólico baixo-relevo emoldurado por cercadura semicircular fitomórfica, constituído por um grifo e uma hárpia afrontados e ladeando a Árvore da Vida, a qual possui dois pássaros sobre a sua folhagem. As suas aduelas são preenchidas por figurações de labirintos.
A cachorrada que corre ao longo da cornija é esculpida por uma série de motivos recorrentes da imagética românica. Assim, podemos observar motivos antropomórficos - membros do clero a ler, um homem com um barril, um músico tocando viola de arco - e zoomórficos, como a raposa e algumas aves, entre outros. Entre estes motivos observam-se silharias esculpidas com a figura de um leão e diversas siglas: signo-saimão, labirintos, círculos e suásticas.
O interior do templo é pobre, constituído por uma só nave e capela-mor retangular. Apresenta-se coberto por teto de madeira, sendo visível um arco apontado na entrada da ousia, sobre o qual se abre uma fresta de arco redondo, decorado por denticulado e motivos geometrizantes.
Como referenciar: Igreja de N. Sra. da Orada (Melgaço) in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-02-25 06:19:54]. Disponível na Internet: