Igreja de N. Sra. da Purificação

Consagrada a N. Sra. da Purificação, a Igreja Matriz de Bucelas, no concelho de Loures, é um monumento construído durante o reinado de D. João III, provavelmente entre 1543 e 1566, esta última data aposta sobre a porta de entrada do lado norte da igreja. Reformas posteriores não lhe obliteraram o seu carácter arquitetónico original, de linhas classicizantes.
O exterior da Igreja Matriz de Bucelas mantém os traços da sua volumetria original, simples e harmoniosa. O relevo vai para a cabeceira que desenha uma planta semi-cilíndrica, elevando-se da sua cobertura a barroca torre sineira.
O seu interior é bem mais interessante, repartido o seu corpo por três naves de cinco tramos, cobertas por abóbadas de berço reforçadas por arcos torais, repousando sobre arcada plena com colunas toscanas - todos estes elementos decorados com pinturas barrocas. As paredes laterais são revestidas com azulejos do século XVII, desenhando um axadrezado verde e branco. Dois dos altares laterais apresentam belas composições retabulares de talha dourada barroca, notando-se ainda o púlpito redondo e coberto por dossel do século XVIII. Próximo da entrada, encostada à parede lateral sul, está um magnífico frontão gótico quatrocentista contendo um alto-relevo em pedra alusivo à Santíssima Trindade, com uma teoria de anjos e a figuração dos apóstolos. Este grupo escultórico é proveniente da demolida Igreja do Espírito Santo.
A capela-mor contém um notável retábulo em talha dourada barroca e algumas estátuas coevas, enquanto as paredes são forradas com silhares de azulejos policromados e ainda quatro pinturas do século XVII.
Datada de 1573 é a sacristia da igreja, como se observa numa lápide com brasão de armas num dos topos, estando coberta por uma abóbada de cruzaria com ornamentadas chaves.
Como referenciar: Igreja de N. Sra. da Purificação in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-20 00:26:50]. Disponível na Internet: