Igreja de N. Sra. de Cárquere

Fundada durante a menoridade de D. Afonso Henriques, a Igreja de N. Sra. de Cárquere é um templo românico do século XII, sendo acrescentado, ainda no mesmo século, por um convento para acolher a Ordem dos Cónegos Regrantes de Sto. Agostinho, mais tarde entregue aos jesuítas. Após a expulsão destes, seria integrada no padroado da Universidade de Coimbra e depois foi transformada em paroquial desta povoação do concelho de Resende. No reinado de D. Manuel I recebeu importantes obras de renovação arquitetónica. Esta igreja foi classificada em 1910 como Monumento Nacional (M.N.).
Num plano recuado, contíguo à cabeceira do templo, está a ducentista torre sineira quadrangular, terminada por ameias, o que lhe confere uma estrutura de arquitetura militar. A cabeceira foi remodelada nos finais do século XIII/ começos do século XIV, enquanto o corpo do templo seria objeto de renovação no reinado de D. Manuel I. Para além das sólidas e austeras dependências conventuais contíguas à igreja, N. Sra. de Cárquere deixa ver na fachada de granito um portal manuelino moldurado e desenhando um arco de querena que repousa em colunelos capitelizados. Acima deste portal abre-se um óculo, sendo a empena rematada por uma estrutura triangular. O interior conserva parte da ambiência românica, ao mesmo tempo que mostra os acrescentos do período gótico e do reinado manuelino - nomeadamente nas abóbadas nervuradas, nos diversos arcos e colunas capitelizadas -, sobressaindo ainda a rutilante e grandiosa decoração da talha dourada barroca. Contígua à sacristia da igreja está a capela funerária dos senhores de Resende, guardando no seu espaço diversos túmulos desta importante família local.
Edificada nos séculos XIII-XIV, a capela-mor é coberta por uma abóbada de ogivas de cruzaria, contrastando com a exuberância dourada da talha barroca da sua composição retabular.
Duas imagens de maior qualidade ressaltam do espólio deste templo. A primeira é uma escultura miniatural da padroeira, em marfim; a segunda peça é uma escultura gótica do século XIV, em pedra calcária e alusiva a N. Senhora-a-Branca.
Como referenciar: Igreja de N. Sra. de Cárquere in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-04-26 07:12:43]. Disponível na Internet: