Igreja de N. Sra. do Pópulo
Fundado pela rainha D. Leonor no último quartel do século XV, este templo serviu como capela do Hospital Real das Caldas da Rainha, encontrando-se aberta ao culto no ano de 1496. N. S. do Pópulo é considerada uma das primeiras igrejas do ciclo da arquitetura manuelina. De grande simplicidade, o frontispício é rasgado pelo portal nobre com arco de volta perfeita. Ameias recortadas e chanfradas correm ao longo do topo da igreja, estando a fachada reforçada por poderosos contrafortes que incorporam salientes e fantásticas gárgulas. Acima da empena eleva-se a esbelta e exótica torre sineira, rasgada por aberturas de arcos policêntricos, sobrepujadas por relógios de numeração romana, coberta por telhado de secções triangulares e remate cónico octogonal. No pano da torre sineira, virado para a fachada, destacam-se dois baldaquinos manuelinos abrigando as figuras de uma Anunciação.
O interior apresenta uma só nave com abóbada artesoada, com os fechos ornados pelas armas de D. Manuel I. O arco da entrada para a capela-mor desenha uma esbelta composição polilobada, sobrepujada pelo escudo de D. Manuel e magnífico tríptico quinhentista de pintura sobre madeira relativo à Paixão de Cristo, obra do primeiro quartel do século XVI e atribuída ao pintor régio Gregório Lopes; o tríptico é coberto ainda por um flamejante baldaquino rendilhado e dourado. Os dois altares colaterais apresentam barrocos retábulos de talha dourada de estilo nacional, com frontais de azulejos sevilhanos do século XVI. As paredes da nave, bem assim como as da capela-mor, são revestidas por tapete de azulejos do século XVII - padronizados em tons de azul, branco e amarelo. Coberta por abóbada nervada, a capela-mor possui uma decorada porta lateral manuelina, que estabelece o acesso à sacristia, formada por expressivos lavores naturalistas e fitomórficos que cobrem as suas ombreiras e verga de pedra, inserindo-se ainda uma faixa inscrita com caracteres góticos e a data de 1500. O retábulo-mor é de pedra calcária, apresentando linhas que se inscrevem na arte tardo-maneirista coimbrã, marcado pela beleza das suas colunas e do seu frontão encimando escultura relevada do Padre Eterno. Preciosidade manuelina da igreja é a sua pia batismal, octógono esculpido pelos artistas Pero e Filipe Henriques, igualmente autores da belíssima pia batismal da Sé Velha de Coimbra.
Partilhar
Como referenciar
Igreja de N. Sra. do Pópulo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$igreja-de-n.-sra.-do-populo [visualizado em 2026-06-04 19:29:39].
Outros artigos
-
Sé Velha de CoimbraA velha Catedral conimbricense, ponto fulcral para o desenvolvimento urbanístico da parte alta da ci...
-
Filipe HenriquesMestre pedreiro dos finais do século XV e inícios do XVI, filho de Mateus Fernandes e irmão de Pero ...
-
Gregório LopesArtista português, nascido em 1490 e falecido provavelmente em 1550, considerado um dos pintores por...
-
Caldas da RainhaAspetos Geográficos O concelho de Caldas da Rainha, do distrito de Leiria, localiza-se na Região do ...
-
Gare do OrienteO projeto para a Gare, ou Estação, do Oriente de Lisboa enquadra-se num conjunto de gigantescas inte
-
Igreja de S. Pedro (Óbidos)Esta igreja da vila de Óbidos, consagrada ao apóstolo S. Pedro, foi originariamente um templo gótico
-
Igreja Matriz do RedondoAmpla e austera Igreja Matriz consagrada a N. Sra. da Assunção, localizada no Redondo, uma vila do d
-
Palácio do RaioObra de transição da exuberante arquitetura barroca do período joanino para a linguagem de linhas ma
-
Igreja do SalvadorSede paroquial da freguesia de S. Salvador da cidade de Beja, esta igreja já existia na segunda meta
-
Fonte do ÍdoloO Tanque do Quintal do Ídolo, também designado Fonte do Ídolo, situa-se na Rua do Raio, freguesia de
Partilhar
Como referenciar 
Igreja de N. Sra. do Pópulo na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$igreja-de-n.-sra.-do-populo [visualizado em 2026-06-04 19:29:40].