Igreja de S. João Evangelista

A Igreja de S. João Evangelista, em Aveiro, é uma construção do século XVII que integrava o antigo mosteiro com a mesma denominação e que foi governado pelas Carmelitas Descalças. Desta casa religiosa só nos iremos deter no interior, pois o exterior não tem grande valor artístico.
O templo apresenta uma planta retangular, com cabeceira e nave da mesma largura demarcada pelo arco cruzeiro. Pinturas dos séculos XVII e XVIII revestem os tetos da nave e capela-mor. As paredes da nave apresentam azulejos do século XVIII, revestindo as da capela-mor lambril de azulejos seiscentistas, com a representação de santos, e ricas estruturas decorativas em talha dourada. No altar-mor, de finais do século XVII, insere-se uma maquineta composta por três partes e decorada com motivos de concheados. Talhas barrocas ao estilo de D. João V decoram o arco cruzeiro e todo o espaço da cabeceira, com exceção das suas janelas.
Os barrocos retábulos laterais, de estilo nacional, são ainda da primitiva construção. A sacristia apresenta no teto painéis pintados com elementos vegetalistas e enquadrados por cartelas.
Datado de 1704 é o lavabo de pedra calcária que se encontra na sacristia.
Como referenciar: Igreja de S. João Evangelista in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-15 03:02:22]. Disponível na Internet: