Igreja de S. Pedro (Elvas)

Próximo das muralhas do Castelo de Elvas, na Porta de S. Vicente, implanta-se a Igreja de S. Pedro, templo fundado no século XIII e que foi sede de uma comenda da Ordem de Cristo.
Sofrendo sérios danos durante o terramoto de 1755, a primitiva igreja medieval foi quase totalmente reformada, o que a descaracterizou na sua configuração original. Dessa época, pouco mais resta do que o seu belo portal do gótico inicial.
Fundada em 1227, S. Pedro de Elvas mantém dessa construção inicial o seu portal de cantaria. Ressaltado e antecedido por alguns degraus, este é constituído por arcos em ogiva pouco pronunciada, de acordo com as linhas austeras do gótico inicial, repousando sobre imposta e pequenas colunas com capitéis vegetalistas, assentes em forte embasamento. As ombreiras do portal contêm um colunelo adossado e capitelizado. Sinais originais desenham-se na silharia dos cunhais, contrastando vivamente com os panos caiados e as linhas barrocas da 2.ª metade do século XVIII. Por cima do portal ogival rasga-se janela retangular, terminando a fachada por empena de linhas contracurvadas, rematada por cruz latina e fogaréus angulares.
O interior mostra uma reforma do século XV, concebida em corpo de três naves divididas por arcos de ogiva nos dois primeiros tramos, enquanto os restantes são de arco pleno, repousando sobre colunas octogonais capitelizadas e ostentando cobertura de madeira. Para além de alguns retábulos setecentistas, de linhas "rocaille", de pedra e mármore, a igreja possui ainda diversas telas do século XVII - Visão de S. Paulo e Nascimento de Cristo - e uma bela escultura seiscentista representando as Santas Mães. Do antigo revestimento cerâmico, apenas restam o painel dos finais de Seiscentos alusivo à Sagrada Eucaristia e o do batistério, do século XVIII e representando o Batismo de Cristo.
A capela-mor é uma obra da 2.ª metade do século XVI e apresenta cúpula com lanternim. Nesta expõe-se um fantasioso conjunto de figurações escultóricas de linhas maneiristas.
Como referenciar: Igreja de S. Pedro (Elvas) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-22 04:13:27]. Disponível na Internet: