Igreja de Santa Maria (Celorico da Beira)

Erigida em Celorico da Beira, distrito da Guarda, a Igreja de Sta. Maria situa-se num terreno sobranceiro ao Castelo da vila.
Construída em boa cantaria, esta igreja realça-se sobretudo por apresentar pormenores de construção de quatro épocas diferentes.
Desconhecida a data da sua fundação, supõe-se que tenha sido uma mesquita ainda na época árabe, tendo sido doada ao Bispo da Guarda, no séc. XIII, por D. Afonso III.
A fachada da igreja, datada do séc. XIII, viria a ser reedificada cinco séculos mais tarde, altura em que foi inscrito sobre a porta principal o ano de 1796. Apresenta um portal renascentista mas as atuais Capela-Mor e Sacristia terão sido construídas no séc. XVII. Presume-se que, também nesta altura, o templo tenha sofrido algumas outras obras que originaram o desaparecimento e a deslocação de algumas sepulturas para a sacristia. No interior da igreja, realça-se o teto de caixotões do séc. XVIII cuja autoria é atribuída a Isidoro de Faria.
Como referenciar: Igreja de Santa Maria (Celorico da Beira) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-10 21:29:35]. Disponível na Internet: