Igreja de Santa Maria do Castelo (Alcácer do Sal)

Consagrada à Virgem Maria, a Igreja de Santa Maria do Castelo de Alcácer do Sal localiza-se no recinto amuralhado do castelo medieval desta vila do distrito de Setúbal.
A Igreja de Santa Maria do Castelo foi edificada entre os finais do século XII e princípios do século seguinte, filiando-se estilisticamente no âmbito da tardia arte românica. Posteriormente, seria objeto de profundas remodelações que lhe alteraram a primitiva volumetria românica, embora conserve os dois portais originais, nomeadamente o lateral e o principal.
Desde 1951 foi classificada como Imóvel de Interesse Público (I.I.P.). A frontaria está caiada e foi reformada no século XVIII. No entanto, da primitiva edificação conserva-se o corpo avançado do portal nobre, delimitado por fortes cunhais, com a parte de cima caiada, possuindo o portal nobre dupla arquivolta, a exterior assentando em colunas com capitéis românicos. Por cima da arquitrave desenvolve-se um frontão barroco curvo, interrompido ao centro por uma janela curva, ladeada por aletas e rematada por frontão mistilíneo. A empena é rematada por frontão triangular ressaltado.
Reformado posteriormente, o interior do corpo é espaçoso mas não revela grande riqueza de elementos artísticos. Está dividido em três naves, coberto por teto de madeira que é sustentado por colunas com capitéis românicos, esculpidos com motivos zoomórficos e vegetalistas.
As paredes laterais são revestidas por belíssimo silhar de azulejos seiscentistas, com motivos decorativos de brutescos. De destacar ainda a Capela do Santíssimo Sacramento, que é antecedida por um equilibrado e harmonioso portal renascentista.
Como referenciar: Igreja de Santa Maria do Castelo (Alcácer do Sal) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-09-17 12:15:55]. Disponível na Internet: