Igreja e Convento de Ancede

Antigo convento da ordem beneditina, a igreja e convento de Ancede - também denominada por Igreja de Ermelo - é uma casa religiosa fundada no século XIII e que se localiza no lugar de Ermelo, freguesia de Ancede, concelho de Baião. Formalmente, a sua estrutura arquitetónica e decorativa filia-se no período de transição entre o românico e o gótico.
Todo o corpo conventual se encontra em avançado estado de ruína, subsistindo a sua igreja.
Erguida em pedra granítica, a igreja de Ermelo apresenta uma sóbria estrutura românica, associando alguns elementos compositivos do gótico inicial. Assim, as portas de acesso a este templo desenham arcos ogivais, sendo estas arcaturas decoradas com molduras de motivos fitomórficos. De realçar, nesta decoração escultórica dos portais, os capitéis das colunas, particularmente um deles que ostenta um escudo com as quinas e está amparado por dois anjos aladados. Na parede da capela-mor rasga-se uma janela ogival, conjugada por uma fenestração tríplice e tímpano decorado por motivos fitomórficos em relevo. Nas fachadas laterais corre um friso de cachorros decorados.
A sobriedade e a estrutura de transição arquitetónica românico-gótica subsiste no seu interior sombrio, formado por corpo de três naves divididas por arcos ogivais e cabeceira simples. O seu recheio é pobre, não merecendo destaque nenhuma peça em particular.
A igreja conventual de Ermelo foi classificada, por decreto do ano de 1955, como Imóvel de Interesse Público (I.I.P.).
Como referenciar: Igreja e Convento de Ancede in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-24 13:15:22]. Disponível na Internet: