Igreja Matriz de Castelões

Dedicada a S. Pedro, a Igreja Matriz da vila de S. Pedro de Castelões, do concelho de Vale de Cambra, é um templo reconstruído, com toda a probabilidade, nos finais do século XVII, vindo a sofrer reformas posteriores - nomeadamente durante o século XIX e no século XX - que lhe alteraram profundamente o seu prospeto arquitetónico. O realce vai para os altares e para a estrutura do arco cruzeiro em talha dourada.
A simplicidade desta igreja barroca, reformada em diversas épocas, é a nota dominante.
A reforma de 1885, modificou decisivamente o anterior carácter arquitetónico barroco da fachada da igreja, de finais de Seiscentos. A sua torre sineira está delimitada nos cunhais por pilastras de pedra, tem gárgulas salientes na cimalha e está coberta por coruchéu octogonal. O seu interior apresenta corpo dividido em três naves, a central mais elevada, cobertas por teto de madeira, divididas por arcadas de volta perfeita que assentam sobre pilares retangulares. Dois dos pilares são de maiores proporções, já que incorporam os púlpitos, retangulares e com balaustrada em madeira. A nave axial é precedida pelo espaço ocupado pelo coro alto, sob o qual se encontra, à direita, o batistério da igreja. Testemunho da primitiva construção é uma lápide inserida na parede, alusiva à instituição de uma capela privativa, com o ano de 1545.
A estrutura de talha dourada envolvendo o arco cruzeiro é obra dos inícios do século XVIII, de acordo com o formulário do barroco nacional. O retábulo colateral esquerdo é uma composição de talha dourada formada por diversas partes de outros retábulos dos inícios da centúria de Setecentos.
Contrastando vivamente com esta estrutura de talha barroca nacional está o retábulo da capela-mor, cenografia de madeira entalhada, dourada e policromada, obra que será dos finais do século XVIII ou já dos princípios do seguinte.
Como referenciar: Igreja Matriz de Castelões in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-19 21:24:50]. Disponível na Internet: