Igreja Matriz de Escamarão

A Igreja Matriz de Escamarão, também conhecida por Igreja de Nossa Senhora da Natividade, insere-se numa zona sobre o Rio Douro considerada de interesse paisagístico.
Localizada em Souselo, concelho de Cinfães, este templo terá sido construído por volta dos finais do séc. XII, princípios do séc. XIII.
Com uma arquitetura religiosa românica e gótica, apresenta uma planta longitudinal, composta pela justaposição dos retângulos da nave e da capela-mor. O portal de acesso, existente na fachada principal, possui um arco apontado com arquivoltas decoradas com flores e esferas. O corpo da capela-mor, em plano mais recuado, é composto por fresta, cachorrada e cornija. Junto ao portal principal exibe ainda uma inscrição gótica.
No interior da igreja, pode observar-se uma nave única, a capela-mor e a sacristia. O altar-mor é de talha dourada e os altares laterais são forrados a azulejos dos sécs. XV e XVI.
Como referenciar: Porto Editora – Igreja Matriz de Escamarão na Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora. [consult. 2021-06-18 21:42:07]. Disponível em