Igreja Matriz de Oliveira do Hospital

Vila pertencente ao distrito de Coimbra, Oliveira do Hospital possui uma bonita Igreja Matriz, fundada entre os séculos XIII-XIV e revelando linhas do gótico ogival. No entanto, este perfil inicial goticizante foi atenuado por uma profunda reforma do século XVIII.
A frontaria é marcada por poderosos cunhais apilastrados e unidos por uma saliente cornija adintelada. No centro rasga-se um portal com uma verga de linhas curvas, enquadrado por pilastras que são ladeadas e molduradas por elevadas e movimentadas aletas.
O interior é simples e apresenta corpo de nave única e capela-mor aberta na cabeceira. A ousia possui um série de retábulos em talha dourada do século XVIII que a enobrecem, para além de um teto em madeira pintada. Nos altares da igreja e na Capela dos Ferreiros expõem-se algumas esculturas medievais do século XIV, obras góticas de oficina de Coimbra, destacando-se a magnífica escultura de vulto de um cavaleiro medieval, em pedra calcária. A sacristia é coberta por um ornamentado teto de madeira de pinturas em concheados do século XVIII, moldurando um escudo nacional que se sobrepõe a uma cruz da Ordem de Malta.
O relevo maior desta igreja beirã reside na Capela dos Ferreiros, espaço arquitetónico do gótico inicial e edificado na transição dos séculos XIII para o XIV. Nele encontram-se dois túmulos funerários trecentistas, em granito, com a sua arca sepulcral desadornada e apoiada em pequenas esculturas de leões. Na tampa destes podem-se observar as estátuas jacentes de uma imagem feminina e de uma outra masculina.
Numa das paredes da capela funerária subsiste um pequeno retábulo trecentista em pedra, composto por dois pináculos contrafortados e cogulhados, amparando um arco ogival com motivos florais relevados no extradorso e uma mísula que apoia uma bela escultura gótica de vulto da Virgem com o Menino. No centro do arco estão esculpidas imagens relevadas de uma outra Virgem com o Menino entre os doadores, estes últimos ladeados por anjos turiferários.
Como referenciar: Igreja Matriz de Oliveira do Hospital in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-01-23 15:47:38]. Disponível na Internet: