Igreja Matriz de Sta. Bárbara de Nexe

Sta. Bárbara de Nexe é um templo fundado na segunda metade do século XV, no concelho de FAro, vindo a sofrer reformas posteriores que lhe obliteraram a sua planimetria goticizante.
O seu exterior não possui interesse artístico relevante, concentrando-se a sua maior beleza na decoração interior do templo. Formado por uma só nave, o corpo da igreja apresenta as suas paredes revestidas por um silhar de azulejos com albarradas, do século XVII. Com a mesma tipologia, embora datáveis do século seguinte, são os azulejos que forram as paredes do batistério. Os altares laterais são composições do barroco do século XVIII, com exceção para aquele que é consagrado a Santo Amaro, obra ainda do século XVII.
O arco triunfal que antecede a capela-mor é um dos vestígios da antiga construção. Em forma de arco ogival, este apresenta o extradorso decorado por finos lavores manuelinos fitomórficos e zoomórficos. O arco manuelino é sobrepujado por um revestimento de azulejo-padrão seiscentistas, ladeando um painel central retangular, onde se observa a coroação de Sta. Bárbara por dois pequenos anjos. A capela-mor é coberta por uma elegante abóbada artesoada, dividida por nervuras e cordas que estabelecem o desenho de uma flor-de-lis. O seu retábulo-mor ostenta a data de 1733, observando-se nele uma escultura seiscentista de Sta. Bárbara.
As paredes da sacristia são forradas por azulejos do século XVII, estando expostas duas tábuas de um antigo retábulo alusivas a S. Brás e a S. Luís, pinturas datáveis do século XVI.
Guardam-se no tesouro desta igreja algumas boas peças de ourivesaria sacra, como é o caso de um relicário gótico de Sta. Bárbara, uma custódia de prata setecentista e um conjunto de peças de prata do século XVII - constituído por uma cruz processional, um turíbulo e uma naveta.
Como referenciar: Igreja Matriz de Sta. Bárbara de Nexe in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 16:07:26]. Disponível na Internet: