Igreja Paroquial de Arrifana

A Igreja Paroquial de Arrifana, também conhecida por Santa Maria da Arrifana de Poiares, em Vila Nova de Poiares, é um templo de fundação incerta. A planimetria da igreja atual resultou de uma remodelação efetuada nos finais do século XVIII e princípios da centúria seguinte.
Esta igreja pertenceu a Santa Cruz de Coimbra e passou, mais tarde, para o padroado da Universidade de Coimbra.
Santa Maria da Arrifana de Poiares é uma igreja algo incaracterística, devido às remodelações que a descaracterizaram, nomeadamente a que ocorreu entre os finais de Setecentos e os princípios do século XIX. Marcado por cunhais rematados por pináculos, a frontaria da igreja é rasgada por um portal nobre de ombreiras direitas e arco de volta perfeita, encimado por frontão triangular. Superiormente, abre-se um janelão retangular. Forte entablamento corre a cimalha, sobre a qual se ergue a alteada empena mistilínea, rematada por frontão triangular e encimada por cruz latina. O lado direito é flanqueado por uma torre sineira, demarcada por pilastras com terminações pinaculares e coberta por cúpula em forma de campânula.
Amplo e coberto por teto de madeira, o seu interior apresenta nave única, possuindo dois altares secundários, um deles expondo uma escultura de calcário de N. Sra. do Rosário, obra gótica de transição dos séculos XV para o XVI.
Na capela-mor destaca-se o seu retábulo em talha dourada, obra barroca do primeiro terço de Setecentos. No fecho do remate do retábulo-mor é visível um escudo heráldico partido, tendo de um lado as armas portuguesas e do outro a insígnia da universidade conimbricense. Está aqui exposta a imagem da Virgem com o Menino, escultura em calcário, datável dos inícios do século XVI.
A sacristia é um espaço coberto por um teto octogonal em masseira, com pinturas de cartelas fitomórficas, no qual se mostram símbolos da Paixão, obra dos finais do século XVIII.
Como referenciar: Igreja Paroquial de Arrifana in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-10-20 18:21:45]. Disponível na Internet: