Il Divo

Grupo de cantores pop/ópera formado em dezembro de 2003, em Londres. É composto por dois tenores, David Miller (14-04-1973, San Diego, Califórnia) e Urs Bühler (19-07-1971, Luzern, Suíça), um barítono, Carlos Marin (13-10-1968, nascido na Alemanha, mas de origem espanhola) e um Vox populi (cantor pop), Sebastien Izambard (07-03-1973, Paris, França).
David Miller estudou canto no Conservatório de Oberlin, no Ohio, e atuou em várias companhias de teatro de ópera. Urs Bühler começou a cantar aos 17 anos num grupo rock, mas dedicou-se ao estudo de canto em Luzern e em Amesterdão, tendo tido aulas com alguns professores de renome. Antes de se juntar aos Il Divo, atuava em espetáculos de ópera na Holanda. Carlos Marin ganhou reputação como cantor de ópera em interpretações de obras de prestígio como La Traviata, O Barbeiro de Sevilha, La Bohéme, Madame Butterfly e na versão espanhola de Les Miserables. Foi aluno de Alfredo Kraus e Montserrat Caballé. Sebastien Izambard é autodidata e, para além de cantar, toca piano, guitarra e é compositor, tendo elaborado temas para algumas estrelas da música francesa. O grupo Il Divo canta temas clássicos e temas de sucesso mais atuais de intérpretes conhecidas, como Celine Dion e Mariah Carey. Conheceu o sucesso imediato após o lançamento do primeiro álbum Il Divo, em novembro de 2004, tendo alcançado o primeiro lugar nos tops de vários países e batido o recorde de primeiro álbum mais vendido, até então atribuído ao grupo pop Led Zepplin, formados nos anos 60. Depois do álbum homónimo Il Divo, foram lançados mais dois, Ancora (2005) e The Christmas Collection (2005), Siempre (2006), para além de DVDs com espetáculos. Em Portugal foram lançados em 2005 os dois primeiros álbuns e o DVD Encore.
No início de 2006 iniciaram uma digressão mundial e, em junho do mesmo ano, participaram na abertura do Mundial de Futebol, interpretando juntamente com a cantora norte-americana Toni Braxton o tema de Jorgen Elofsson "The times of our lives", hino oficial do evento.
Em junho de 2007, atuaram pela primeira vez em Portugal, no Pavilhão Atlântico, em Lisboa.
Como referenciar: Il Divo in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-21 08:14:55]. Disponível na Internet: