Il Duomo (Milão)

A catedral milanesa, também conhecida por Duomo de Milão, é reconhecida como a maior igreja do estilo gótico, construída na Itália durante a Baixa Idade Média e tem muitos pontos em comum com as igrejas do Norte dos Alpes. A construção deste monumento cristão provocou uma grande disputa entre os arquitetos regionais e os consultores externos provenientes de países como a Alemanha e a França.
O resultado deste edifício é um exemplar do tardo-gótico pautado por uma grande heterogeneidade e uma exuberante e ostensiva decoração.
No geral, as catedrais góticas italianas apresentam muitas semelhanças com as igrejas do Norte da Europa suas contemporâneas. Mas, como acontece na Catedral de Milão, estas são extremamente individualizadas pelo seu forte cariz mediterrânico e por apresentarem características próprias de cada região onde estão implantadas.
Como referenciar: Il Duomo (Milão) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-11 14:51:19]. Disponível na Internet: