Ilda David

Pintora portuguesa nascida em 1955, em Benavente. Frequentou o curso de Pintura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa entre 1976 e 1981 e é uma das mais destacadas representantes da pintura portuguesa contemporânea.
A pintura de Ilda David é um espaço de marcação poética. Nas suas pinturas está presente tanto a imagem como a palavra, apesar de nenhuma delas estar perfeitamente formada ou ser passível de se distinguir entre si. A sua pintura, apresentada como expressão de um processo de génese, permite ao observador aceder ao conhecimento de algo que é importante apesar de tomado de uma forma quase inconsciente.
Ilda David tem trabalhado na área da ilustração, acompanhando livros de autores portugueses e estrangeiros - um dos mais conhecidos é a obra Fausto de Goethe editada pelo Círculo de Leitores e Relógio de Água e que deu origem à exposição intitulada Incubus na Sala Jorge Vieira do Pavilhão das Exposições, no Parque das Nações, em fevereiro de 2000. Um dos projetos mais conhecidos do público intitula-se Navigatio Sancti Brendanni Abbatis. É um painel de azulejos inspirado no relato da Eneida e onde faz, também, alusões à tradição bíblica, aos contos de aventura árabes e aos mitos persas. Este projeto foi realizado para a Expo'98 mas pode ser visitado no Parque das Nações, em Lisboa.
Como referenciar: Ilda David in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2018. [consult. 2018-12-17 01:22:36]. Disponível na Internet: