Ilha da Boa Vista

Ilha de Cabo Verde, Boa Vista tem 620 km2, para uma largura máxima de 29 km e um comprimento de 31 km, sendo a que está situada mais a leste no arquipélago, no grupo do barlavento, a pouco mais de 450 quilómetros da costa africana. A Boa Vista é bastante plana e o ponto mais alto do território, o Pico d'Estância, tem apenas 390 metros de altura.
A ilha, com cerca de 4200 habitantes (2000), tem apenas um concelho, Boa Vista, cuja sede é a vila de Sal Rei, onde vivem cerca de 2500 pessoas. O concelho está dividido nas freguesias de Santa Isabel e São João Batista. Sal Rei é a sede da ilha e em tempos, por volta de 1800, chamava-se Porto Inglês. Com o desenvolvimento do negócio do sal acabou por mudar para a atual designação. Trata-se de uma localidade de pescadores, onde fica situado o forte de Duque de Bragança.
A ilha da Boa Vista foi descoberta em 1480, e na altura batizada São Cristóvão, mas o seu desenvolvimento só aconteceu no século XVII quando se aperceberam da qualidade do sal existente no território. Até aí era apenas utilizada para a criação de gado. Em 1497 a ilha havia sido entregue ao capitão Rodrigo Afonso que levou para lá um pequeno grupo de pastores. Na Boa Vista a exploração do sal foi feita principalmente pelos ingleses, que exportavam o produto para a Europa. Na época, mais precisamente em 1620, foi fundada Povoação Velha, a primeira localidade da Boa Vista.
Aproveitando a mão de obra proporcionada pela escravatura, numerosos aristocratas instalaram-se na ilha. No entanto, a opulência que faziam questão de exibir acabou por atrair a atenção dos piratas que, em duas ocasiões, em 1815 e 1817, pilharam a ilha. Em consequência disso, acabou por ser construído, numa ilhota, o forte do Duque de Bragança.
Em 1843, a ilha recebeu a comissão luso-britânica para a abolição da escravatura.
O negócio do sal foi rentável até ao início do século XX, mas a partir daí a ilha viveu da pesca e do artesanato.
Nos últimos anos, o setor do turismo desenvolveu-se bastante aproveitando o facto da Boa Vista ter as maiores praias de Cabo Verde. A ilha tem cerca de 55 km de praias de areia branca e algumas zonas de dunas, com oásis de tamareira, a típica vegetação local. Na ilha foram construídos bons hotéis. Nos ilhéus que rodeiam a Boa Vista há boas condições para a prática de mergulho.
O primeiro presidente de Cabo Verde, depois da independência em 1975, Aristides Pereira, nasceu na ilha da Boavista, tal como o escritor Germano Almeida.
Foi na Boa Vista que surgiu a "morna" o mais famoso estilo musical cabo-verdiano.
Como referenciar: Ilha da Boa Vista in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-07-16 15:58:55]. Disponível na Internet: