Ilha de Bali

Situada no oceano Pacífico e a sul da Indonésia, fica entre a ilha de Java, a oeste, e a ilha de Lombok, a este. Possui cerca de 145 km de comprimento e 80 km de largura e é influenciada por um clima tropical.
As suas principais cidades são Porto Norte de Singapura e a capital Denpasar, próximo da costa sul. A ilha é cortada por montanhas de este para oeste e o ponto mais alto é o monte Agung com 3142 m de altitude, que corresponde a um vulcão que entrou em erupção em 1963. A sul, o declive diminui, dando lugar a uma planície aluvial, percorrida por rios trasbordantes no período húmido. Possui uma área de 5623 km2 e uma população total que ronda os 3 375 900 habitantes (2004). Bali foi primeiramente visitada por Alemães em 1557 e, em 1946, depois da ocupação japonesa durante a Segunda Grande Guerra, a ilha foi incluída no novo Estado da Indonésia Oriental, passando a fazer parte dos Estados Unidos da Indonésia em 1948. Em 1950 Bali passou a fazer parte da República Unida da Indonésia.
Os balineses são artesãos muito experientes em trabalhos de madeira e objetos feitos de tartaruga, ouro, prata e outros metais. As mulheres de Bali distinguem-se pelas suas danças tradicionais e pela forma especial de dançar, abanando as suas vestes de ouro, prata, seda ou algodão. A principal religião na ilha é uma variação do hinduísmo, já que inclui ritos religiosos polinésios.
Económica e culturalmente é uma das mais importantes ilhas da Indonésia. Os habitantes praticam a cultura do arroz em terraços alagados e outras culturas como a cana-de-açúcar, café, copra, tabaco, frutos e vegetais.
Como referenciar: Ilha de Bali in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-09 16:10:19]. Disponível na Internet: