Ilha de Santa Maria

Ilha do Grupo Oriental da Região Autónoma dos Açores, com uma superfície de cerca de 97 km2. Terá sido a primeira ilha dos Açores a ser avistada pelo navegador português Diogo de Silves, em 1427. O seu reconhecimento aconteceu no dia de Santa Maria, em agosto de 1431, por Gonçalo Velho Cabral, o seu primeiro capitão-donatário, advindo daí o seu nome. Os primeiros habitantes foram supostamente portugueses oriundos do Algarve, que se instalaram na costa norte da ilha, junto a Anjos.
A praia de São Lourenço, com as suas piscinas naturais, o Pico Alto, de onde se tem uma visão privilegiada de Santa Maria, e a Praia Formosa, com as suas magníficas areias, águas mornas e o Farol da Maia, são alguns dos pontos de interesse da ilha.
O setor primário, na área da agropecuária, constitui a base da economia de Santa Maria. Vila do Porto é o único concelho da ilha.
O natural ou habitante da ilha de Santa Maria denomina-se mariense.
Como referenciar: Ilha de Santa Maria in Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-07-12 13:13:38]. Disponível na Internet: