Ilha de São Jorge

Ilha do Grupo Central da Região Autónoma dos Açores, com uma superfície de cerca de 246 km2. A altura precisa da sua descoberta é desconhecida, aparecendo, no entanto, referências a esta ilha que datam de 1439. Terá sido primeiramente povoada no Topo, por volta de 1470, por Guilherme da Silveira, um nobre flamengo cujo nome original seria Wilhelm Van der Haegen.
De um vasto conjunto de locais interessantes que São Jorge dispõe, destacam-se o Pico da Esperança, o ponto mais alto da ilha, as interessantes e características fajãs como as do João Dias, do Ouvidor, dos Cubres e da Caldeira de Santo Cristo, e o Algar do Montoso, essencial para quem goste de espeleologia.
As principais atividades económicas são a agricultura, no setor primário, e as indústrias de laticínios e conservas de peixe, no setor secundário. Velas e Calheta são os dois concelhos da ilha.
O natural ou habitante da ilha de São Jorge denomina-se jorgense.
Como referenciar: Ilha de São Jorge in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-19 00:28:15]. Disponível na Internet: