Ilha de São Miguel

Ilha do Grupo Oriental da Região Autónoma dos Açores. É a maior ilha do arquipélago, com uma superfície de cerca de 760 km2. Designada por Ilha Verde, aquando da sua descoberta por volta de 1426/1439, começou a ser povoada cerca de 1440 por portugueses migrados do continente e por estrangeiros, sobretudo judeus, mouros e franceses.
A tão aludida Lagoa das Sete Cidades, com as suas duas lagoas - azul e verde - limitadas por uma caldeira, o Ilhéu de Vila Franca do Campo, reserva natural, assim como o Vale das Furnas, com as suas fumarolas, de águas e lamas quentes e medicinais, são apenas alguns exemplos dos inúmeros pontos atrativos que São Miguel apresenta. O setor primário constitui a principal atividade económica da ilha, sobretudo a área agrícola. Bastante conhecidas, sobretudo pelos apreciadores daquela bebida, são as plantações de chá Gorreana, situadas no local com o mesmo nome, na costa norte da ilha.
Lagoa, Nordeste, Ponta Delgada, Povoação, Ribeira Grande e Vila Franca do Campo são os concelhos da ilha.
O natural ou habitante da ilha de São Miguel denomina-se micaelense.
Como referenciar: Ilha de São Miguel in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-19 22:58:52]. Disponível na Internet: