Ilha de São Vicente

Ilha de Cabo Verde, São Vicente tem apenas 227 km2, com um comprimento máximo de 24 km e uma largura de 16km, mas apesar de ser uma das mais pequenas do arquipélago é a segunda mais povoada, com cerca de 67 800 habitantes (2000).
A sede da ilha, Mindelo, é a segunda cidade mais populosa de Cabo Verde, com cerca de 47 mil habitantes. A ilha de São Vicente tem apenas um concelho, com o mesmo nome, que inclui a ilha desabitada de Santa Luzia. Este concelho tem uma freguesia, Nossa Senhora da Luz.
São Vicente fica no grupo do barlavento, no noroeste do arquipélago, e está separada da ilha de Santo Antão pelo canal de São Vicente. O ponto mais alto da ilha, Monte Verde, tem 774 metros, e esta apresenta-se como sendo essencialmente plana, apesar da sua origem vulcânica. A ilha, de aspeto árido, foi descoberta a 22 de janeiro de 1462, precisamente no dia de São Vicente, o que lhe valeu o nome. Devido à escassez de água, demorou muitos anos a ser povoada e foi servindo como local de pasto para gado dos criadores da ilha de Santo Antão.
Apenas em meados do século XIX, começou a ser povoada depois de os ingleses terem lá instalado, no Mindelo, em 1838, um depósito de carvão para reabastecer os navios que percorriam o oceano Atlântico. Mindelo tornou-se assim, através do seu porto (Porto Grande), um ponto de encontro de marinheiros de diversas origens, o que fez da cidade um local cosmopolita. No início do século XX, perdeu alguma importância como porto de abastecimento quando o carvão passou a ser substituído pelo gasóleo como combustível.
Mindelo, atualmente com cerca de 50 mil habitantes, é bastante mais desenvolvida em relação às restantes cidades do arquipélago, ainda fruto do facto de Porto Grande continuar a acolher visitantes de todo o mundo, já que serve de escala transatlântica. Esta abertura facilita também o investimento externo e existe um parque industrial significativo, nomeadamente nas áreas das confeções, calçado e transformação de pescado.
O porto de mar é assim uma das principais fontes de receita de São Vicente, assim como a pesca e o turismo. Entre os principais atrativos turísticos de São Vicente estão as praias de areia branca da Baía das Gatas, Calhau e São Pedro.
Em São Vicente nasceram artistas como a cantora Cesária Évora, o musico Tito Paris e os escritores Corsino Fortes e Onésimo Silveira. Ainda a nível cultural destaca-se a realização anual, em agosto, no Mindelo, do Festival de Música da Baía das Gatas.
Como referenciar: Ilha de São Vicente in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-23 17:42:41]. Disponível na Internet: