Ilha do Faial

Ilha do Grupo Central da Região Autónoma dos Açores, com uma superfície de cerca de 173 km2. Descoberta provavelmente em 1427, por Diogo de Silves, e batizada inicialmente como Insula de Ventura e Ilha de S. Luís, terá sido povoada cerca de 30 anos mais tarde, quer por portugueses continentais quer por flamengos. Foi junto desta ilha que, em 1957, surgiu o vulcão dos Capelinhos dando origem a uma nova ilha que, três semanas depois, atingia a altitude de 200 m. Destruída em seguida pelas águas, foi novamente erigida pelo vulcão e ligada à ilha do Faial.
Para além da Ponta dos Capelinhos, existem muitos outros pontos de atração naturais como o Cabeço Gordo, de onde se avistam não só a própria ilha como também as do Pico e de São Jorge, a Caldeira do Faial, classificada Reserva Natural, e o Monte da Guia, de onde se pode ter uma visão privilegiada da cidade da Horta.
A agropecuária é o setor mais forte na economia da ilha. Horta, porto de escala a partir do século XVIII, é o único concelho da ilha.
O natural ou habitante da ilha do Faial denomina-se faialense.
Como referenciar: Ilha do Faial in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-06-16 06:42:41]. Disponível na Internet: