Ilha do Sal

Ilha do arquipélago de Cabo Verde, Sal tem 216 km2, um comprimento máximo de 30km e uma população de cerca de 14 800 habitantes (2000).
Apesar de ser de origem vulcânica a Ilha do Sal é plana. A maior elevação da ilha tem 406 metros e chama-se Monte Grande.
Trata-se de um território muito árido, com pouca vegetação, sendo das ilhas de Cabo Verde uma das que está mais próxima de África, tendo, portanto, condições climatéricas muito semelhantes. Em média, por ano, há cerca de 350 dias de sol. A Ilha do Sal está situada no barlavento do arquipélago e incluída num grupo de três ilhas mais a norte, juntamente com Boavista e maio, com praias de areia.
A Ilha do Sal foi descoberta a 3 de dezembro de 1460 e, na altura, nomeada Llana. Apenas mudou o nome para Sal quando foram descobertos os depósitos de sal em Pedra de Lume.
Dotada de uma lagoa natural numa antiga cratera, por onde entra o mar e se evapora, começou a ser desenvolvido, no século XVIII, o comércio de sal. Houve um maior desenvolvimento a partir de 1919 graças ao investimento de uma companhia francesa, que exportava o produto para a Europa, África e Brasil. Este negócio, contudo, deixou de ser significativo em meados do século XX.
Em 1939, por iniciativa italiana, foi inaugurado um aeroporto internacional na ilha, dotada de uma boa posição estratégica em pleno Oceano Atlântico. O aeroporto serviria de plataforma nas viagens para o continente americano. Este desenvolvimento levou a uma grande migração de pessoas da Ilha de São Nicolau para o Sal. Hoje em dia o aeroporto, renomeado Amílcar Cabral, é o principal ponto de entrada em Cabo Verde, nomeadamente para os milhares de turistas que visitam o arquipélago, negócio que tem crescido nas duas últimas décadas. A aposta no turismo, nos últimos anos, tem ficado patente na construção de grandes complexos turísticos.
A Ilha do Sal tem apenas um município, precisamente chamado Sal, e uma freguesia, Nossa Senhora das Dores. A maior povoação da ilha, Vila dos Espargos, onde fica o aeroporto internacional, tem cerca de oito mil habitantes. A principal atividade económica é o turismo, depois de já ter sido a pesca e a extração de sal. Perto fica a vila de Santa Maria, onde está a praia de Santa Maria, um dos principais pontos turísticos do país.
Na costa leste da ilha fica Pedra Lume, onde estão as salinas. No lado oposto, em Palmeira, fica o porto principal da ilha, por onde entram as importações, e também onde estão as unidades de dessalinização da água e a central elétrica.
Como referenciar: Ilha do Sal in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-22 02:12:24]. Disponível na Internet: