Ilha Terceira

Ilha do Grupo Central da Região Autónoma dos Açores, com uma superfície de cerca de 400 km2. Designada originalmente de Ilha de Jesus Cristo, passaria a ser conhecida pelo nome atual, precisamente por ter sido a terceira ilha a ser descoberta. Porto de escala das naus portuguesas, o seu povoamento ter-se-á iniciado por volta de 1450, e Angra (do latim angra, pequena baía) foi a primeira localidade a ser elevada a cidade.
O Algar do Carvão, formado por várias grutas, a Caldeira de Guilherme Moniz, a maior do arquipélago, e os Biscoitos, zona de vinhos e de piscinas naturais, são apenas algumas das atrações peculiares desta ilha.
As principais atividades económicas são as do setor terciário, embora a área agrícola tenha um peso relativamente forte na economia da Terceira. O aeroporto militar das Lajes, no nordeste da ilha Terceira, é considerado um dos melhores do Mundo. Angra do Heroísmo e Praia da Vitória são os dois concelhos da ilha.
O natural ou habitante da ilha Terceira denomina-se terceirense.
Como referenciar: Ilha Terceira in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-05-24 14:16:47]. Disponível na Internet: