Ilhas Baleares

Região autónoma de Espanha, com 5014 km2 e 685 000 habitantes. A capital é Palma de Maiorca. O arquipélago das Baleares está situado no Centro-Oeste do Mediterrâneo Ocidental. É composto por três ilhas maiores (Maiorca, Minorca e Ibiza), duas menores (Formentera e Cabrera) e numerosas ilhotas.
O clima é mediterrânico, as temperaturas aumentam para sul e as precipitações para norte. Não existem cursos de água permanentes. A vegetação é pobre, com predomínio do pinheiro, da azinheira e do lentisco.
A ilha de Maiorca tem o pico mais elevado do arquipélago - Puig Mayor (1445 m). Além do turismo, as outras atividades são a pesca, a olaria, a indústria metalúrgica e o cultivo da vinha, cereais, oliveiras, alfarrobeiras e amendoeiras. Em Minorca predomina a criação de gado vacum.
O povoamento é concentrado em Maiorca e Minorca e sensivelmente disperso em Ibiza e Formentera.
A indústria ocupa 29% da população ativa. O setor de serviços agrupa 58% da população ativa, devido ao turismo, sobretudo em Maiorca e Ibiza.
Palma, Alcudia, Mahón e Ibiza são os principais portos das ilhas. Há aeroportos em Palma, Mahón e Ibiza.
As ilhas tiveram numerosos dominadores, incluindo os Cartagineses, no século V a. C., os Romanos, os Vândalos, os Gregos e os Árabes. O arquipélago passou para o domínio de Espanha depois de ter sido tomado aos Muçulmanos pelo rei de Aragão no século XIII. Nos tempos antigos, os guerreiros das ilhas eram famosos como fundibulários, ou balearii em latim, de onde o nome dado às ilhas.
Como referenciar: Ilhas Baleares in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-19 17:23:02]. Disponível na Internet: