impressora (informática)

Periférico de saída de dados (output) que permite obter uma cópia em papel de dados contidos no computador.
As impressoras são distinguidas quanto ao tipo de tecnologia usada na impressão. Existem impressoras de impacto e impressoras sem impacto, estas deixam marcas sem tocar no papel. Na tecnologia de impacto estão as impressoras de esfera, de margarida, de agulhas ou matriz de pontos, de banda e de tambor. Na tecnologia sem impacto estão as impressoras térmicas, jatos de tinta, eletrostática e laser.
As impressoras são avaliadas em termos de velocidade e qualidade. A velocidade de impressão das impressoras mais lentas são medidas em caracteres por segundo (CPS) e as mais rápidas em linhas por minuto (LPM). A velocidade nas impressoras laser é medida em páginas por minuto (PPM). A qualidade (resolução) é medida pelo número de pontos por polegada quadrada (dpi). Existem diversos tipos de impressoras, no entanto, as mais usuais são:

- Impressora de agulhas ou matricial - imprimem os caracteres progressivamente usando uma matriz retangular de agulhas finas. A quantidade de agulhas determina a qualidade da impressora (as mais usuais são as de 9 e 24 agulhas). Estas impressoras são mais utilizadas para listagens em papel contínuo. A velocidade de impressão é medida em caracteres por segundo e pode variar entre 100 e 800 CPS.

- Impressora de jatos de tinta - pulveriza tinta ionizada na folha de papel. Pratos magnetizados na trajetória da tinta direcionam-na para o papel nas formas geométricas desejadas. Este tipo de impressoras é capaz de produzir impressões de grande qualidade aproximando-se da qualidade produzida pelas impressoras a laser. Tipicamente, qualquer impressora vulgar a jato de tinta deverá oferecer uma resolução de 300 dps podendo alguns modelos apresentar resoluções muito superiores. O custo deste tipo de impressoras é bastante inferior ao das impressoras laser mas, as jato de tinta são consideravelmente mais lentas.

- Impressora laser - utiliza um raio laser para imprimir. A qualidade de impressão é muito boa, permitindo uma fácil mistura de textos e gráficos. As impressoras laser imprimem página a página sobre o papel. Consegue-se uma velocidade de impressão muito elevada. Este tipo de impressora imprime transparências sobre um acetato especial que resiste ao calor de fixação do toner e imprime em outros tipos de papel, desde que concebidos para impressora laser.
Como referenciar: impressora (informática) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-18 03:24:18]. Disponível na Internet: