impulsão

A impulsão consiste na força que atua contra a força da gravidade, sobre um corpo imerso num líquido ou num gás (impulsão estática). O corpo perde aparentemente um peso igual à quantidade de líquido ou de gás deslocado (princípio de Arquimedes). A impulsão dinâmica ocorre quando um corpo se move contra o meio que o rodeia. Para que exista uma força oposta à força da gravidade, o corpo deve estar construído de forma que a velocidade de fluxo do meio na face superior seja superior à velocidade correspondente na face inferior. Assim, a pressão que atua sobre o corpo é menor em cima do que em baixo. É desta forma que estão construídas, por exemplo, as asas dos aviões.
A lei da impulsão permite determinar o valor da força exercida sobre um corpo que se encontra total ou parcialmente imerso num fluido. A intensidade dessa força tem o valor do peso do fluido deslocado pelo corpo. Esta lei permite compreender como é que um objeto tão grande e pesado como um navio de aço consegue flutuar: o casco oco do navio afunda-se na água até que o peso da água deslocada seja igual ao peso do próprio navio. A impulsão exercida pela água será então igual ao peso do navio e este flutuará.
Como referenciar: impulsão in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-13 21:37:51]. Disponível na Internet: