Infante D. Fernando (1433-1470)
Nobre português, nasceu em 1433 e morreu em 1470, era filho de D. Duarte e foi um dos protagonistas das campanhas marroquinas que marcaram o reinado de D. Afonso V, seu irmão, destacando-se, nomeadamente, na conquista de Alcácer Ceguer e Anafé.
Foi condestável e mestre das ordens militares de Cristo e de Santiago. A sua casa senhorial era da maior importância, fosse pelas possessões adquiridas por mérito próprio, fosse pela herança deixada por seu tio, o infante D. Henrique, que o adotou como filho. Foi pai de D. Manuel I e de D. Leonor, que seria esposa de D. João II.
Partilhar
Como referenciar
Infante D. Fernando (1433-1470) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$infante-d.-fernando-(1433-1470) [visualizado em 2026-06-08 14:40:12].
Outros artigos
-
Alcácer CeguerA conquista da praça marroquina de Alcácer Ceguer aos muçulmanos foi organizada pelo rei D. Afonso V...
-
D. Afonso VMonarca português, filho de D. Duarte e de D. Leonor de Aragão, nasceu em 1432 em Sintra, onde també...
-
Padre José Agostinho de MacedoPoeta português nascido a 11 de setembro de 1761, em Beja, e falecido a 2 de outubro de 1831, em Lis
-
Joaquim António de AguiarPolítico português nasceu em 1792 e morreu em 1871. Depois da Guerra Peninsular, frequentou a Faculd
-
Rui de AlarcãoJurista e professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra onde se doutorou
-
Alberto de MonsarazPoeta, político e jornalista, Alberto de Monsaraz nasceu no dia 28 de fevereiro de 1889, em Lisboa.
-
Agostinho da SilvaProfessor e investigador português, George Agostinho Batista da Silva nasceu a 13 de fevereiro de 19
-
Lopo Soares de AlbergariaLopo Soares de Albergaria nasceu, possivelmente, em 1460. Foi nomeado por D. Manuel, em 1515, govern
-
Artur AgostinhoJornalista desportivo, locutor de rádio, apresentador de televisão e ator, Artur Fernandes Agostinho
-
João Airas de SantiagoTrovador galego, poeticamente ativo na segunda metade do século XIII, terá frequentado a corte de Af
Partilhar
Como referenciar 
Infante D. Fernando (1433-1470) na Infopédia [em linha]. Porto Editora. Disponível em https://www.infopedia.ptartigos/$infante-d.-fernando-(1433-1470) [visualizado em 2026-06-08 14:40:12].