inibição (química)

Uma inibição consiste numa diminuição da velocidade de uma reação química catalisada por substâncias designadas de inibidores. Estes, são capazes de retardar ou deter uma reação química.
Em reações bioquímicas nas quais os catalisadores são enzimas, se as moléculas inibidoras se assemelham às moléculas do substrato elas podem ligar-se à zona ativa da enzima, impedindo uma atividade enzimática normal. Alternativamente podem formar um complexo com o intermediário da enzima do substrato ou destruir irreversivelmente a configuração da enzima e das suas propriedades do local ativo.
Diz-se que uma inibição é competitiva quando existe uma paragem de um processo biológico determinado por desvio dos requisitos disponíveis para outro processo ao competirem ambos pelas mesmas substâncias. É frequente nas reações de processos enzimáticos.
Como referenciar: inibição (química) in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-11-22 17:40:45]. Disponível na Internet: