injetor

Um injetor consiste num elemento que constitui, em conjunto com a bomba de injeção, o sistema de injeção de um motor de ignição por compressão (motor diesel). A sua função é pulverizar o combustível, dividindo-o em pequenas gotas de forma homogénea, para favorecer a sua rápida inflamação e difusão no ar.
O injetor é constituído por duas partes: o corpo e o bico, ou injetor propriamente dito. No seu interior encontra-se a agulha que, quando levantada por ação da pressão comunicada ao combustível pela bomba, possibilita a saída daquele através dos pequeníssimos orifícios de pulverização introduzindo-se na câmara de combustão do motor.
Um injetor pode ser também a designação atribuída a um aparelho para elevação de líquidos sem órgãos mecânicos em movimento. Um líquido contido num depósito superior, ao cair por uma conduta e ser levado a uma tubeira, provoca uma depressão noutra conduta ligada ao depósito que contém o outro líquido que se pretende elevar, aspirando-o. Os líquidos misturam-se e continuam pela conduta. Num alargamento progressivo de secção da conduta a mistura adquire a necessária pressão para alcançar o local desejado.
Como referenciar: injetor in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-12-07 19:55:53]. Disponível na Internet: