Inocêncio XI

Papa italiano, nascido a 19 de maio de 1611, Benedito Odescalchi nasceu em Como, no seio de uma família da nobreza. Estudou no colégio jesuíta da sua cidade natal e posteriormente em Génova, onde se especializou em administração. Foi para Roma, onde se ordenou, estudou na Universidade della Sapienza e doutorou-se em Direito Civil e Direito Canónico em Nápoles. Em 1644 tornou-se comissário geral de Macerata e protonotário e no ano seguinte cardeal. Foi também legado em Ferrara e bispo de Novara.
Tendo sido consagrado a 4 de outubro de 1676, elevou o cardeal Cibo a secretário de Estado. Continuou durante este pontificado o desentendimento com o rei Luís XIV de França, que em 1682 fez elaborar um documento onde constavam as seguintes cláusulas: a infalibilidade do Sumo Pontífice estava subordinada ao consentimento dos bispos, o concílio tinha superioridade sobre o papa, o rei de França era independente em questões temporais e os costumes do galicanismo eram inatacáveis. Todos estes preceitos foram de ensino obrigatório nas escolas de teologia. Este conflito tinha surgido pela intromissão do monarca francês na jurisdição eclesiástica, tendo o papa censurado com severidade e considerado não canónica a autoridade dos bispos que se subordinaram a Luís XIV e que aprovaram estes quatro artigos. Entretanto, o papa declarou que as embaixadas não se podiam alojar em Roma por causarem demasiadas alterações na ordem pública, algo que apenas o rei francês não aceitou, tendo o seu embaixador entrado na Cidade Eterna em 1687 com uma milícia. Foi o embaixador excomungado e o rei e os seus ministros censurados eclesiasticamente, respondendo o Rei Sol com a ocupação do Venaissin e de Avignon e com o pedido de realização de um concílio.
Foi neste papado efetuada a beatificação de Toríbio de Mogrobejo e canonizado Pedro Regalado.
Este pontífice de severos costumes, que proibiu a maior parte dos espetáculos em Roma e mandou cobrir a Verdade que Bernini esculpira nua no túmulo de Alexandre VII. O seu reinado terminou a 12 de agosto de 1689 e foi sepultado em São Pedro.
Como referenciar: Inocêncio XI in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-08-25 16:19:55]. Disponível na Internet: