inseto

Os insetos constituem a maior classe de artrópodes. Dominam em qualquer "habitat", com exceção da água, onde o domínio pertence aos Crustáceos. Foram já descritas cerca de 800 000 espécies, número que representa cerca de metade do número total de espécies de seres vivos que habitam a Terra.
Os segmentos do corpo dos insetos formam três regiões: cabeça, tórax e abdómen. O tórax é formado por três segmentos distintos, cada um dos quais possui um par de patas (três pares de patas locomotoras). A cabeça possui um par de antenas e um conjunto de peças bucais que apresentam estrutura e forma bem adaptadas ao tipo de alimentação; a maioria dos Insetos possui um ou dois pares de asas (Insetos alados). Em algumas espécies, as asas, ao longo da evolução, foram total ou parcialmente perdidas (Insetos ápteros) retornando o inseto à condição dos seus ancestrais não alados. Estes insetos são, em geral, parasitas. Os Insetos, em geral, não saem do ovo na sua forma definitiva. O estado adulto é atingido por metamorfoses, que podem ser incompletas ou completas. Nas formas ápteras podem faltar as metamorfoses, ocorrendo o desenvolvimento direto. Outra característica dos Insetos é a presença de traqueias como órgãos do aparelho respiratório. São exemplo de insetos a mosca, a libelinha, a vespa, a pulga, o piolho, o percevejo, a borboleta, a barata, o mosquito, etc.
Os entomologistas, cientistas que estudam os Insetos, distribuem-nos por 28 ordens diferentes.
Como referenciar: inseto in Artigos de apoio Infopédia [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2019. [consult. 2019-10-20 22:25:50]. Disponível na Internet: